segunda-feira, 23 de julho de 2007

STEROID X CORAÇÃO


Os efeitos dos Anabolizantes no coração!



Esteroide Anabolizante é o tipo de assunto que está sempre em pauta e sempre ficará desde que existam pessoas dispostas a trocar a saúde por soluções imediatas. Toda semana eu respondo inúmeras perguntas sobre o assunto enviadas por email. Existem até alguns indivíduos desprovidos do sentido de orientação temporo-espacial que me escrevem perguntando “doses” e “esquemas” para uso de tais drogas....

Um dos efeitos fisiológicos da atividade física em geral é o aumento do tamanho do coração como um todo e do ventrículo esquerdo em particular. Esse aumento tem como conseqüência uma maior capacidade de “bombeamento” do sangue nas pessoas fisicamente ativas. Acontece que uma das conseqüências adversas do uso do Esteroide Anabolizante é o aumento desproporcional do coração causando uma hipertrofia patológica do ventrículo esquerdo.


O Dr. Axel Urhausen e sua equipe comparou a morfologia cardíaca de 17 fisiculturistas que estavam usando Esteroide Anabolizante com 15 outros que pararam de usar tais drogas há mais de 12 meses e um terceiro grupo que nunca as usou. Entre outras conclusões, ele verificou que ex-usuários de Esteroide Anabolizante persistem com hipertrofia patológica do coração até mais do que 12 meses após a interrupção do uso de tais drogas. Isto nos remete a fatos como a morte súbita e inexplicada de ex-atletas suspeitos de terem usado Anabolizantes durante a carreira atlética.

Referência: Are the cardiac effects of anabolic steroid abuse in strength athletes reversible? A Urhausen, T Albers and W Kindermann. Heart 2004;90:496-501

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu malho há cinco anos e não consigo manter a massa muscular de acordo com o que espero. Não quero um super corpão, mas como todos que procuram a malhação, desejo ter um bom físico.

Já fiz suplementação de vários tipos, mantive uma alimentação adequada e nada fez com que eu conquistasse o corpo desejado.

Esta semana, consultei um médico que indicou o uso de anabolizantes (de forma moderada) para o ganho de massa. Esse papo que só existe doenças ligadas ao uso, não são totalmente verdade.

Em minha opinião, condenar a utilização de anabolizante é hipocrisia e só faz aumentar a procura do produto no “mercado negro”. Também incentiva o mau uso. Nunca pensei em consumir este tipo de medicamento, mas vejo que é uma opção. Se for bem administrada e com acompanhamento, os riscos serão mínimos.

A lipoaspiração, o silicone e outros procedimentos cirúrgicos também oferecem alguns riscos e nem por isso os pacientes são condenados e discriminados. Acho que é hora de repensar sobre o assunto!

Grande abraço