domingo, 29 de julho de 2007

Dorian Andrew Mientjez Yates




Nome Dorian Andrew Mientjez Yates
Data de Nascimento 19 de Abril de 1962
Local de Nascimento Birmingham, Inglaterra
Altura / Peso On 1,79m / 115 kg -118 kg
Títulos 1984 Mr. Birmingham novice; 1985 Novice West Coast (England); 1986 EFBB British (peso pesado); 1988 British Championships; 1991 NOC; 1991 GP Inglaterra; 1992 Mr. Olympia; 1992 GP Inglaterra; 1993 Mr. Olympia; 1994 GP Alemanha; 1994 GP Espanha; 1994 GP Inglaterra; 1994 Mr. Olympia; 1995 Mr. Olympia; 1996 Mr. Olympia; 1996 GP Espanha; 1996 GP Alemanha; 1996 GP Inglaterra; 1997 Mr. Olympia.


Ocupação
Atualmente estou envolvido com negócios de suplementação esportiva, além disso, tenho a Academia Temple na Inglaterra.

O maior destaque na carreira
Provavelmente a minha segunda vitória no Mr. Olympia, por que foi ali que deixei minha marca no esporte e passei a dominá-lo.

A maior decepção na carreira
A maior decepção foi uma lesão. Eu estourei meu bíceps e tríceps.

Quem ou o que motivou você a começar no fisiculturismo?
Basicamente, as revistas do Joe Weider. Poder ler sobre os campeões desse esporte realmente despertou a minha paixão pelo fisiculturismo.


Exercício favorito
Eu tento não ter um exercício favorito porque todos eles são importantes. Em geral gosto de exercícios básicos e bem pesados como o leg press.

Exercício que menos gosta
Eu não diria que tenho um exercício que eu menos goste de fazer. Os exercícios que eu menos gosto, são aqueles que eu não considero funcionais, então eu não os faço mesmo. Upright rows (remada em pé) é um bom exemplo.

Comida de dieta favorita:
Oatmeal

Comida Junk favorita
Sorvete. De preferência da marca Ben & Jerry's.

Música
Reggae


Programa de TV
Eu não assisto muito TV. Basicamente eu gosto de ver programas sobre vida selvagem, tipo National Geographic. Dos programas mais comuns eu gosto do "Friends" e "NYPD Blue".

Filme
Coração Valente

Ator e Atriz
Al Pacino / Marilyn Monroe

Descreva-se
Honesto, trabalhador, durão. Um tipo quieto, pouco extrovertido. Gosto de tratar as pessoas do mesmo modo que eu gostaria de ser tratado. Espero que se lembrem de mim desse jeito.

Qualidades que você mais admira nos outros
A primeira coisa que vem à minha cabeça é a integridade.

Férias perfeitas
Algum lugar muito ensolarado, porque na Inglarerra o tempo não costuma ser bom. Lugares que gostei de visitar foram o Havaí e a Jamaica e por isso eu gostaria de voltar lá.

O que você acha que o futuro guarda para o fisiculturismo profissional?
Eu não sei. Se conseguir entrar nas Olimpíadas, acho que isso vai ajudar o esporte. Mas não estou muito certo pois há uma falta de renovação dos profissionas, pelo que me consta. A qualidade dos caras que estão entrando no fisiculturismo não é tão boa quanto era há alguns anos. A maioria dos que estão no topo já estão lá a muito tempo e ainda não há ninguém que possa substituí-los. Precisamos olhar na raiz do esporte, ou seja, os caras jovens, e encorajá-los para chegar lá.

O que você acha dos novatos como o Dexter Jackson e Markus Ruhl?
Eles são bons profissionais mas não são for a de série. Eles não estão no mesmo nível de um Shawn Ray, Kevin Levrone ou Flex Wheeler.

Qual é a dica mais importante que você pode dar para alguém que quer competir no fisiculturismo?
Você precisa dar um passo de cada vez. Comece indo a pequenas competições locais e trace seus objetivos. Não sonhe muito alto.

Numa recente pesquisa com leitores da revista FLEX, você foi o segundo bodybuilder mais votado do século 20. O que tem a dizer sobre isso?
Eu fiquei bem feliz com o resultado. Sabia que o Arnold ia ganhar a maioria dos votos por causa da exposição que ele tem na mídia e pelo o que ele fez pelo esporte. Não acho no entanto, que isto reflita no seu físico. Por sinal, acho que o físico dele não é o melhor de todos os tempos, mas, talvez ele seja o maior bodybuilder em virtude do fato dele ser bem conhecido. Dito isto, estou muito satisfeito de ser o segundo, pois isso significa que eu sou o melhor fisiculturista no que diz respeito ao físico.

Descreva um dia típico
Na época em que competia, eu poderia te dizer isso. Mas no momento é diferente o tempo todo, porque estou fazendo muitas coisas diferentes ao mesmo tempo, como viajar pelo mundo todo. Não é nada regimentado como costumava ser. A maior parte do tempo tenho viajado mas tento, sempre que possível, treinar na parte da manhã.


Termine esta frase - "A maioria das pessoas ficariam surpresas se descobrissem que......"
...a minha personalidade não é aquela mostrada nas revistas, apesar daquilo corresponder a uma parte dela. Existe outra parte minha que as pessoas não vêem. Sou bastante sensível e me interesso por vários assuntos fora do fisiculturismo. Tenho muito interesse em vida selvagem e conservação da natureza. Também acho que tenho bastante senso de humor e essa parte da minha personalidade não aparecia quando estava nos palcos, ou nas revistas, porque tinha que ser muito sério naquilo que estava fazendo.

Qual a sua opinião sobre essas pessoas?
Ronnie Coleman
Acho que ele tem um físico excelente. Ele trouxe características como dureza dos músculos e tamanho para um nível superior. É bastante surpreendente que no início da carreira dele ele não tenha obtido boas colocações. E ainda assim ele conseguiu tornar-se um Mr. Olympia. A maioria das pessoas que atingem um nível de Mr. Olympia começaram obtendo colocações já no topo. O Ronnie começou ficando em oitavo, nono e décimo lugar por alguns anos, depois ele melhorou muito e chegou lá. Ele é um grande Mr. Olympia por causa do seu método de trabalho: Ele trabalha duro e é muito dedicado.
Lee Haney
Lee é um grande campeão. Ele era o Mr. Olympia quando comecei no Olympia, então ele era alguém em quem eu me espelhava. Dito isto, eu acho que na época dele o nível não era dos maiores como é agora, então para ele era mais fácil estar à frente dos demais, até o momento em que eu apareci. Mas ele é um grande campeão, uma boa pessoa e um homem de família.
Joe Weider
Muitas pessoas dizem várias coisas ruins sobre o Joe, mas eu só tenho coisas positivas para dizer sobre ele. Sem ele não haveria Mr. Olympia e sem suas revistas, o nosso esporte não seria promovido. Ninguém saberia quem é Dorian Yates se não houvesse a Muscle & Fitness e a Flex. Me sustentei vivendo do esporte só por causa dele.
Flex Wheeler
Flex é um bom amigo. Nos tornamos amigos em 93 quando fizemos um guest posing juntos. Ele é um cara com um grande potencial e um ótimo físico. O Flex tem o potencial de se tornar um Mr. Olympia, mas eu não sei se ele tem a vontade necessária. Ele não aproveita ao máximo este potencial.
Shawn Ray
Um dos maiores fisiculturistas do mundo. Ele possui um excepcional físico e por isso está sempre entre os 5 ou 6 primeiros no Mr. Olympia. O Shawn já está no nosso esporte há muito tempo, então temos que respeitá-lo pela sua regularidade e pelo fato de que ele é um dos melhores. Eu não acho que ele vá se tornar um Mr. Olympia. E também acho que ele nunca deveria ter sido Mr. Olympia, apesar de todo o falatório dele nas revistas. Eu nunca encarei ele como uma ameaça na época em que competíamos juntos.

O Shawn Ray fez alguns comentários não muito agradáveis sobre você - afirmando que você não era um bom representante do fisiculturismo devido à sua introspecção. O que tem a dizer sobre isso?
É uma questão de opinião. Acho que representei bem o esporte. Fui um atleta dedicado e motivei muitas pessoas a começarem a treinar e a melhorar suas vidas. Eu não fiz o que Shawn Ray faria se ele fosse Mr. Olympia, mas o fato é que ele não é o Mr. Olympia, sendo assim ele não tem escolha.

Nenhum comentário: