quarta-feira, 18 de julho de 2007

Alongamento: antes ou após os exercícios?...


Alongamento: antes ou após os exercícios?...


Por : Abdallah Achour Junior
Exercícios de Alongamento “Anatomia e Fisiologia” – Cap.XVII Pgs.460-463




Embora alguns pesquisadores tenham opiniões divergentes quanto à realização de exercícios de alongamento para desenvolver a flexibilidade, raramente para mantê-la, alguns pesquisadores afirmam que é mais adequado realizá-los antes das atividades físicas outros afirmam que os exercícios de alongamento devem ser feitos após o treinamento. Para tal, deve-se considerar:
+ se o alongamento é para desenvolver a flexibilidade ou se tem à finalidade de mantê-la;
+ o nível de força (ácido láctico) do sistema neuromuscular após esforço físico;
+ as exigências de contração muscular dos exercícios físicos antes e após os exercícios físicos;
+ e o nível de flexibilidade da articulação solicitada;

É fundamental estabelecer antes uma distinção entre os estudos realizados com atletas e os realizados com não-atletas, com a finalidade de esclarecer a respeito das condições para fazer alongamento antes ou após as atividades físicas e, principalmente, os objetivos do alongamento.

PARA NÃO ATLETAS, os exercícios de alongamento são recomendados ANTES dos exercícios físicos como aquecimento, e depois para desenvolvimento da flexibilidade. Isto é sugerido porque os exercícios físicos não levam o individuo a exaustão, ou seja, os exercícios não são realizados com contrações máximas ou com produção elevada de ácido láctico. Essa substância é acumulada no sistema muscular, o que impede um bom estado de relaxamento da musculatura.





Pode-se ainda desenvolver a flexibilidade por meio do alongamento estático no final do treino, aproveitando-se do aumento da temperatura corporal,pois nesse caso, o treino não é extenuante.

PARA ATLETAS, é indicado alongar-se antes e após o treino com objetivos de respostas elásticas. Quando a intenção for desenvolver a flexibilidade (respostas plásticas), propõem-se dias de treinos mais fracos no caso do treino tático e/ou técnico.

Em treinos fortes ou antes das competições não é aconselhado manter o alongamento por muito tempo para ocasionar deformação nas fibras musculares, espaçando as fibras de colágeno e deixando assim o tecido mais complacente. Isto está de acordo com as postulações demonstradas no estudo de Kokkonen et al. (1998).

Alguns desportos podem ocasionar fadiga como constataram Toft et al. (1988) em jogadores de futebol no final do treino e diminuir a flexibilidade em outros atletas, como em nadadores; pode também ocasionar relaxamento das fibras entretanto não verificaram diferenças na flexibilidade em flexão e extensão de ombro em atletas masters de natação após nadarem 30 minutos, e finalmente Lucas et al. (2001) não constataram alteração da flexibilidade em 6 ciclistas de alto nível, após pedalarem 56km.

Em um recente estudo, Schwellnus et al (1997) apontaram aumento da atividade eletromiográfica em corredores logo após esfoço físico e diminuição da atividade eletromiográfica com alongamento passivo. Em dois estudos com animais, verificaram que atividade reflexa do fuso muscular e do órgão neurotendíneo de Golgi diminui a atividade no músculo fadigado. Os pesquisadores sugeriram ainda que a contração muscular mantida após o exercício é causada por atividade reflexa. A fadiga muscular local é responsável pelo aumento da atividade do fuso muscular e diminuição da atividade do órgão neurotendíneo de Golgi.

Exercícios de alongamento acionam os órgãos neurotendíneo de Golgi, que podem aliviar alguns tipos de cãibra e diminuir a atividade eletromiográfica.
É fundamental realizar exercícios de alongamento muscular, alongamentos estáticos com baixa tensão muscular e, e no início do expediente, fazer exercícios suaves de alongamento.



Identificar em que ponto ocorrem os movimentos, se é na região ondulada do colágeno (pré-elástica ou na região plástica), é outro fator que pode contribuir para respostas mais satisfatórias a respeito do exercício de alongamento no final do treino.
Todavia, evitar contratura muscular pelas exigências máximas do treinamento ao propor exercícios para relaxamento é uma excelente proposta para os fins de treino.

Nenhum comentário: