terça-feira, 24 de julho de 2007

Ginecomastia


Ginecomastia




Ginecomastia consiste no aumento das glândulas mamárias no homem, podendo ser glandular, gordurosa e glandular mais gordurosa.

Apresenta-se de forma unilateral ou bilateral, oriunda de vários fatores, entre eles fisiológicos, patológicos, indução química, desequilíbrio hormonal ou causas idiopáticas.

Na puberdade, em virtude de uma disfunção hormonal, incide em cerca de 40% nos jovens de 13 a 15 anos, devendo ser tratada caso não desapareça.

Muitos fisioculturistas, no afã de aumentar a massa muscular, aderem ao uso de abanolizantes, sabendo que tais substâncias químicas podem ter efeitos colaterais como o aparecimento de espinhas e cravos, maior oleosidade da pele, e o aumento da glândula mamária.

Outras situações também podem ocasionar o desenvolvimento da ginecomastia como o uso de medicamentos para combater a hipertensão, a presença de gorduras localizadas (ginecomastia gordurosa), doença no fígado, etc.

O tratamento da patologia em questão é cirúrgico, realizado mediante a incisão periaureolar (incisão de WEBSTER) onde será retirada a glândula ou tecido adiposo.

A sutura é intradérmica, não deixando marcas na pele capazes de identificar a intervenção cirúrgica.

Em relação à ginecomastia gordurosa a incisão é feita na axila, através de uma cânula, submetendo o paciente à lipoaspiração onde será retirada toda a gordura ali acumulada, obtendo-se um excelente resultado.

O pós operatório geralmente é indolor restabelecendo o convívio social em poucos dias.

É importante que a ginecomastia seja diagnosticada a fim de evitar distúrbios psicológicos, constrangindo ou afastando o indivíduo da sociedade e razão do complexo gerado pelo aumento do peito.

Uma avaliação correta certamente evitará tais dissabores, recuperando a auto-estima e conseqüente qualidade de vida tão almejada pelo ser humano.

(fonte: nao lembro)


Vacilo o gato WEUUMM!

Nenhum comentário: