quarta-feira, 18 de julho de 2007

Qualidade x Quantidade...


Qualidade x Quantidade...



Por Daniel Silva

Pra você o que mais lhe importa?Ter qualidade ou ter quantidade?
A preferência em ter 120kg seja como for, e cerca de 25% de gordura que é igual a quantidade ou 120kg com cerca de 7% de gordura que é igual a qualidade?




È melhor prestar um serviço que visa a quantidade ou a qualidade?
Uma academia deve focar em quantidade ou em qualidade?
Bom, para responder essas perguntas, devemos analisar, alguns aspectos referentes a qual se encaixa melhor no segmento: Qualidade ou Quantidade?

No fisiculturismo está claro, que a busca pela qualidade é muito superior á quantidade, já no esporte sumo, a quantidade é o que importa. No caso do foco de uma academia, é a mesma coisa. Qual o perfil do seu público?Qual localização da sua academia? Isso tudo influencia na escolha em qual aspecto deve haver prioridade.

Se o público alvo é de classe baixa pra média, seu aspecto deve focar na quantidade, pois o que importa é preço baixo, é facilidades em se matricular na academia. Agora se o seu público é classe média pra alta, com certeza seu foco deve ser na qualidade.

Mas será possível qualidade e quantidade andar juntos?
Que é possível, é sim, mas para isso deve haver liderança, deve haver direção e também ordem no segmento. Quando se prioriza um único segmento o outro tende a cair no esquecimento, assim deve haver percepção para que isso não ocorra. Numa academia, a direção deve ter toda a sua equipe no mesmo foco, sempre seguindo na mesma direção e dando a todos segurança e condições de trabalho para que saibam prestar seus serviços em seja qual for o segmento. E jamais esquecendo de cobrar a qualidade na prestação de serviço, mesmo que o seu foco central seja a quantidade.

Qual a vantagem de se focar na quantidade?
Única e exclusivamente renda, ou seja, entrada de dinheiro, pois sem qualidade, o serviço tende a ficar de forma desgovernada e sem rumo.

E qual a vantagem de se focar na qualidade?
Esse é um foco que está esquecido. Muitos têm a idéia, que investir R$ 200 mil numa academia, com aparelhos caríssimos, é sinal de qualidade, mas a idéia está errada. A qualidade se avalia num todo e não somente em um setor, se fosse assim, não teria que ter vendedor numa loja de carros da marca Ferrari, pois todos já sabem da sua qualidade como carro, mas se o vendedor não lhe atender com qualidade na prestação do serviço, com certeza você deixará de adquirir a Ferrari.



Considerações Finais...
Hoje existem muitos serviços que somente prezam a quantidade, pois é de bom proveito para o empresário, ou proprietário, como queira chamar. Um exemplo clássico são os deputados envolvidos em mensalões, sanguessugas, etc, cadê a qualidade? Cadê o fazer para o pobre cidadão? O que importa é quantidade de dinheiro no bolso. Ao adquirir um produto ou um serviço, procure se orientar na escolha, a qualidade tem preço elevado, mas em troca você ganha credibilidade e respeito.




criado por primosmaromba

Nenhum comentário: