segunda-feira, 20 de agosto de 2007

HISTORIA DO FISICULTURISMO


Fisiculturismo
O pioneiro do fisiculturismo Eugen Sandow
Fisiculturismo ou culturismo é um esporte cujo objetivo é buscar, através da musculação, a melhor formação muscular. Sua disputa ocorre em apresentações coletivas ou individuais, de comparação. Os requisitos são: volume, proporção e definição muscular.

1 Descrição
2 História
3 Estratégia
4 Uso de anabolizantes
5 Terceira idade
//

Descrição
A musculação é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Desse modo pode ser aplicada da forma isometria (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternância de contrações concêntricas e excêntricas ), contínua ou intervalada, suave ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios.
Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação uma atividade física altamente versátil que pode ser usada para diferentes objetivos.

História
Entre os principais culturistas estão Arnold Schwarzenegger, Mike Mentzer, Lou Ferrigno (Incrível Hulk), Lee Haney, Dorian Yates e Ronnie Coleman.
A principal federação internacional de culturismo é a International Federation of Bodybuilding (IFBB), a qual pertence o principal campeonato de culturismo mundial, o Mr. Olympia. Os grandes vencedores desse campeonato foram Lee Haney (oito vezes), Arnold Schwarzenegger (sete vezes), Dorian Yates (seis vezes) e Ronnie Coleman (oito vezes). Até hoje apenas um brasileiro, Luís Freitas, competiu no Mr. Olympia (1988 - 19º lugar), em face do alto nível de qualidade muscular inerente a esses atletas. No entanto, indiscultivelmente, o maior fisiculturista da história é Arnold Schwarzenegger, pela sua extrema inventividade e habilidade no campo do fisiculturismo e da musculação.

Estratégia
Para incrementar o aumento da massa muscular (hipertrofia), os fisioculturistas focam três principais pontos:
Treinamento adequado com a resistência de pesos.
Nutrição especializada, incorporando extra proteína e suplementos alimentares quando necessário.
Repouso (descanso) adequado.

Uso de anabolizantes
Na prática da musculação, muitos atletas acabam recorrendo ao uso de anabolizantes para o aumento de massa muscular em pouco tempo, o que é algo altamente prejudicial a saúde, já que este são hormônios sintetizados. Entretanto, muitos atletas, profissionais ou amadores, conscientes dos malefícios dos efeitos das drogas, procuram profissionais nutricionistas e endocrinologistas para obtenção das possíveis melhoras em seus resultados.

Terceira idade
Estudos recentes vem demonstrando a importância da musculação para a manutenção da qualidade de vida na terceira idade. Além dos exercícios aeróbios, o treinamento com levantamento de peso, tem sido muito bem visto pelos profissionais e pesquisadores da área. Esta é uma visão que para manutenção ou ganho de massa muscular o fisiculturismo, bem orientado, produz resultados mais efetivos.

Nenhum comentário: