quinta-feira, 26 de março de 2009

Por que o doping genético é uma ameaça




A última fronteira do uso de substâncias ilegais no esporte está cada vez mais próxima

Por Ivan Padilla

A Agência Mundial Antidoping (Wada) agregou a modificação genética ao seu código de conduta como prática inaceitável em 2003. Os cientistas que trabalham com o programa de detecção acham que os primeiros casos serão descobertos nos Jogos de Londres, em 2012. Mas há quem acredite que o doping genético fará sua estréia já nas Olimpíadas de Pequim.

O que é doping genético?
É o aumento da performance esportiva conseguida por meio de mudanças genéticas. Não é como no doping tradicional, no qual apenas se ingerem as substâncias. As modificações podem ser feitas, por exemplo, em genes ligados ao crescimento muscular e, assim, melhorar a explosão. Outras alterações nos genes podem estimular a produção de eritropoietina (EPO), um hormônio secretado pelos rins que aumenta a concentração de células vermelhas. Isso aumentaria a absorção de oxigênio e, portanto, a resistência para provas de longo prazo, explica a revista New Scientist.

Como se poderá detectar o doping genético?
Por motivos óbvios, os métodos não são divulgados. Poderá ser, por exemplo, pela própria concentração de alguma substância, em comparação com exames e testes de aptidão física feitos anteriormente. A Agência Mundial Antidoping designou há cinco anos uma equipe de cientistas apenas para desenvolver testes de detecção de doping genético. O discurso oficial é otimista. “A história mostra que toda técnica de doping tem encontrado uma resposta no antidoping. Assim foi com os anabolizantes, com a testosterona e com a EPO”, disse Eduardo de Rose, diretor de antidoping do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), ao JB Online.

Como a China se prepara para enfrentar o problema durante os Jogos?
O país está fazendo uma limpeza para não prejudicar sua imagem durante os Jogos. Um exame apontou alta concentração de testosterona na triatleta Wang Hongni, campeã dos Jogos Asiáticos, no ano passado. Ela cumpre suspensão atualmente. O treinador Wang Dexian foi banido permanentemente do esporte depois que uma de suas atletas, a fundista Sun Yingjie, foi suspensa também por uso de testosterona, em 2007. Em novembro passado o governo inaugurou uma agência antidoping que já está fazendo testes diários em atletas chineses e de outros países da Ásia. Durante as Olimpíadas, 150 especialistas, muitos deles estrangeiros, farão testes diários lá. A Agência Mundial Antidoping aumentou este ano a pena para quem for pego no exame, de dois para quatro anos de suspensão. Resta saber se essas iniciativas são suficientes para coibir a prática. Muitas substâncias ilegais podem ser compradas pela internet na China. A fiscalização, até agora, deixa a desejar.

O doping é um problema na China?
Sim - e não é de hoje. Nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, a China levou quatro medalhas de ouro na natação feminina - antes nenhuma chinesa havia sequer chegado a uma final olímpica. O resultado levantou suspeitas. Nos Jogos Asiáticos de 1994 veio a confirmação: 11 atletas chinesas foram flagradas por uso de hormônios. Dick Pound presidente da Wada até 2007, pediu providências em diversas ocasiões. As autoridades chinesas desmontaram um esquema sistemático de doping em duas academias esportivas no nordeste do país, em agosto do ano passado, diz a Reuters. Foram apreendidas centenas de doses de EPO, testosterona e esteróides. Meninos de 15 anos estavam sendo dopados.

Qual o maior desafio para o doping?
O reconhecimento do problema por parte de algumas federações. O ciclismo perdeu credibilidade. As três últimas edições da Volta da França foram manchadas por escândalos. “A liderança da Fifa dizia até agora não haver nenhuma substância na lista da Wada que ajudaria a performance de um jogador de futebol. Felizmente essa postura mudou”, disse Dick Pound em entrevista ao jornal esportivo Lance!.
Os perfis das drogas
Como agem as principais substâncias ilegais

Esteróides anabolizantes
O que fazem: aumentam hormônios masculinos como testosterona. Aumentam a massa muscular e melhoram a resistência
Quem usa: velocistas, levantadores e lançadores de peso

Estimulantes
O que fazem: são, principalmente, efedrina e anfetaminas. Aumentam o ritmo cardíaco e, com isso, o fluxo sanguíneo
Quem usa: ciclistas, ginastas e jogadores de futebol

Hormônios de crescimento
O que fazem: aumentam a produção de glóbulos vermelhos e, portanto, a absorção de oxigênio. O hormônio da moda é a eritropoietina (EPO)
Quem usa: atletas de todas as modalidades




ZYTRAX STRENGTH: Doping Genético Stongman
Fontes:
Ramirez A[1] & Ribeiro A[2] Doping genético e esporte. Revista Metropolitana de Ciências do Movimento Humano, São Paulo, v. 5, n. 2, p.9-20, jun. 2005.

ONLINE: http://www.we3m.com.br/artigo/artigo.doc

Nenhum comentário: